domingo, 27 de setembro de 2009

RECUPERAR O TEMPO PERDIDO

Neste ano de 2009, a Subseção de Marabá da Ordem dos Advogados do Brasil completou vinte e quatro anos de instalação.
Nenhum movimento para comemorar esse marco importante da advocacia marabaense, daqueles que poderiam fazê-lo, para lembrar que cerca de quinze abnegados advogados resolveram postular essa instalação, o que veio a se concretizar pela Seccional do Pará, à frente o Presidente de então, Ophir Filgueiras Cavalcante. Era maio de 1985 e Sérgio Correia foi o seu primeiro presidente.
Passemos em frente ao prédio-sede da nossa Subseção (conquista da administração de Sérgio Correia) e nos depararemos com um cenário deprimente: entregue totalmente pintada pela gestão passada, sua fachada revela falta de cuidados, o que reflete o grau de retrocesso administrativo por que passa a nossa instituição.
Serviços antes postos à disposição dos advogados foram interrompidos: já não temos o serviço de internet a rádio, tampouco assinatura do Diário oficial da Justiça do Trabalho, com acesso gratuito. Arrombamentos ocorreram, com a subtração de bens da Subseção, pela falta de cuidados com a segurança do patrimônio da entidade.
No campo da assistência, nossa principal conquista ocorrida em 2006, a adoção de plano corporativo de assistência à saúde, mediante convênio com cooperativa de médicos (UNIMED), a preços acessíveis a advogados e seus dependentes, também sofreu solução de continuidade.
A situação pela qual passa a Justiça Estadual, de precariedade de instalações e de prestação jurisdicional, em que pese o aumento do número de magistrados e servidores, não é melhor do que presenciamos há três anos. No entanto, nenhuma ação importante partiu da Subseção de Marabá com o objetivo de pelo menos melhorar essa situação, que atinge advogados e sociedade em geral.
A bem da verdade, nossa classe não experimentou, nesses últimos três anos, feitos significativos de autoria da Subseção de Marabá. Interrompemos – isso sim - um processo de conquistas que se iniciou há vinte e quatro anos.
Nós, advogados de militância efetiva, precisamos mudar esse estado de coisas. A mudança não é tarefa de alguém isoladamente. União é a palavra-chave. Os advogados precisam estar UNIDOS PARA MUDAR. Precisamos recuperar o tempo perdido nos últimos três anos. Essa tarefa árdua é tarefa de muitos; dos que irão compor a Diretoria e o Conselho Subseccional, dos integrantes das comissões permanentes e provisórias e de todos os advogados dispostos a enfrentar esse desafio, para o qual estão todos convocados. No comando dessas mudanças teremos dois experimentados ex-presidentes, GILMAR CAETANO (Presidente) e OCILDA NUNES (Vice-Presidente), que terão a ajudá-los dez jovens advogados, que comporão a Diretoria e o Conselho da Subseção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimos colegas,

Parabenizo-os pelas propostas-base apresentada pela chapa Unidos Para Mudar.
Pela primeira vez, numa campanha eleitoral da OAB de Marabá, alia-se a crítica às proposições que buscam resolver os problemas criticados.
Parabéns e boa sorte1

Anônimo disse...

Chega de marasmo!
Vamos colocar a nossa Ordem no lugar de destaque que ela merece.
Tenho certeza que vocês conseguirão.
Beijos a todos da chapa.