domingo, 27 de setembro de 2009

AS MUDANÇAS QUE QUEREMOS E FAREMOS

Gestão Democrática e Participativa

A gestão democrática e participativa da Subseção de Marabá será concretizada com as seguintes medidas, que tornem transparentes as ações da futura gestão e busquem inserir os advogados nas atividades gerais da Ordem dos Advogados do Brasil:

Planejamento Estratégico

Pela primeira vez em sua história, a Subseção de Marabá experimentará fazer o seu planejamento estratégico, com a participação efetiva de seus conselheiros e membros das comissões permanentes. Nele iremos definir a missão, a visão e os valores que irão nortear as nossas ações. Com ele, iremos também fazer uma análise situacional, detectar as oportunidades e fraquezas, para que possamos superar eventuais obstáculos. Não cremos em gestão sem planejamento; e em planejamento sem a participação efetiva dos interessados por essa gestão. O Planejamento Estratégico que propomos é um instrumento importante de e gestão democrática e participação.

Prestação de Contas

É compromisso nosso a apresentação tempestiva das prestações de contas dos recursos advindos do recebimento das anuidades e de outras fontes de receitas, atendendo às exigências do Conselho Federal, inclusive quanto à comprovação, mediante documentos de validade fiscal. As prestações de conta (incluídos os documentos comprobatórios das despesas e receitas) devem ficar à disposição, na sede da Subseção, de todos os advogados que estiverem em gozo de seus direitos estatutários. A Diretoria da Subseção também disponibilizará, em site a ser criado, resumo demonstrativo dessas prestações de contas, o que ocorrerá também no OAB NOTÍCIAS.

Informação

O OAB NOTÍCIAS informativo criado em 2004, voltará a circular, com tiragem mínima de mil exemplares e periodicidade mensal. Além de publicar o resumo demonstrativo das prestações de conta, o informativo retornará a publicar textos de autoria de advogados, de outros profissionais do direito e de acadêmicos de direito, caracterizando-se com um espaço de debate entre os vários pensamentos existentes no meio jurídico. Além disso, o informativo publicará entrevistas com personalidades do campo jurídico e reportagens sobre assuntos de interesses dos advogados. Haverá no informativo espaço dedicado à publicação de cartas e de jurisprudências.

Comissões Permanentes e Provisórias

Serão reativadas as seguintes Comissões Permanentes: DIREITOS HUMANOS, DIREITOS DO CONSUMIDOR, DE APOIO AO JOVEM ADVOGADO, DA MULHER ADVOGADA, de ENSINO JURÍDICO e de DEFESA DAS PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS. Será criada a também permanente Comissão Agrária E do Meio-Ambiente, que tratará, no âmbito da advocacia e da sociedade, de temas tão candentes em nossa região. Além disso, iremos propor a criação de comissões temporárias, de acordo com a necessidade, entre as quais a Comissão de Estudos sobre a Divisão Territorial do sul/sudeste do Pará, que buscará ampliar e qualificar as discussões sobre tema em voga nesta Região do Estado. As comissões, temporárias ou permanentes, como órgãos de assessoria da Diretoria da Subseção, ajudam no direcionamento das ações da OAB, além do que inserem muitos advogados nas atividades da instituição.

Resgatar o prestígio da Subseção de Marabá

O prestígio da Subseção de Marabá da Ordem dos Advogados do Brasil perante os advogados e a sociedade em geral será resgatado, pois conseguiremos cumprir as nossas atribuições institucionais. Para tanto, ainda teremos:

Recuperar a nossa Sede

Iremos colocar a nossa Sede em condições de receber o advogado, dotada de sistema de informação, conectada à rede mundial de computadores (Internet) e que ofereça aos colegas, de forma gratuita, acesso à Internet, inclusive às assinaturas das versões eletrônicas do Diário Oficial da Justiça do Trabalho e do Diário Oficial do Estado.
A sede será amplamente reformada, com a conclusão do seu auditório. No subsolo serão construídas salas para funcionamento de gabinete dentário e das comissões permanantes. Uma pequena cantina que funcionou até 2006 será reativada e integrará área de lazer com pequena piscina e sauna a ser construída na área livre do terreno.
Os recursos para a reforma serão oriundos de parcerias com a Seccional do Pará, com a Prefeitura de Marabá e de atividades de arrecadação a serem promovidas pela Diretoria.


Defesa das Prerrogativas

As prerrogativas profissionais dos advogados, tão necessárias à defesa da cidadania e à regularidade dos processos em geral, precisam ser defendidas com destemor e sem titubeio. Para tanto, é necessário o fortalecimento da Comissão de Defesa das Prerrogativas, dotando-a de instrumentos que facilitem a sua atuação e acesso do advogado ofendido, como é o caso do Disque Prerrogativas, telefone a ser portado pelo presidente dessa comissão durante 24 horas por dia e 30 dias por mês, para atendimento das denúncias atentatórias ao exercício da profissão, sem prejuízo do acionamento do Presidente e demais diretores da Subseção. Na defesa das prerrogativas do advogado, a Subseção representará contra autoridades que as desres peitarem e as acionará civil e criminalmente. Os Tais iniciativas não impedem que se mantenham permanentes canais de diálogo com os dirigentes dos órgãos estatais.

Assistência aos Advogados e seus dependentes

A Subseção reativará a Comissão da Caixa de Assistência, como forma de atender às demandas por serviços. Essa comissão estabelecerá convênios com clínicas, hospitais e laboratórios, buscando descontos nos preços cobrados pelos serviços ofertados por esses estabelecimentos. A Comissão da Caixa de Assistência lutará para que sejam ofertados planos de saúde a preços acessíveis aos advogados e seus dependentes, conforme foi ofertado no passado. A Subseção disporá, no seu subsolo, de gabinete dentário, com profissional contratado pela instituição, que prestará serviços aos advogados quites com as suas anuidades e seus dependentes, a preços subsidiados. Além disso, serão estabelecidos convênios com clubes e academias, para que advogados (as) e seus dependente s possam freqüentá-los, com custos reduzidos.

Ensino Jurídico

A Comissão de Ensino Jurídico será reativada, para proporcionar aos advogados eventos de capacitação (cursos, seminários, encontros) em convênio com instituições de ensino, públicas ou privadas, e a Escola Superior da Advocacia.


Apoio ao Jovem Advogado

O jovem advogado não deve ser tratado como um advogado menor. Embora ainda lhe possa faltar experiência profissional, é advogado tanto quanto o mais experiente. Mas a Subseção de Marabá precisa ajudá-lo a pavimentar o caminho que o leve ao sucesso profissional. Para tanto é preciso atuar junto às instituições financeiras, para abertura de linha de crédito ao advogado recém ingresso na profissão, a pequena taxa de juros, para que possa montar seu escritório, com a aquisição de móveis, equipamentos de informática e livros. Além disso, o jovem advogado terá descontos no pagamento das matrículas e inscrições nos eventos de capacitação promovidos pela Subseção. Para dar apoio específico a esses profissionais, será criada uma comissão permanente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima proposta!

Anônimo disse...

Estou tão acostumado a ficar sem notícias da OAB/Mba que até me espanta saber que já houve um informativo.
Espero que esta proposta seja executada depois de eleito.

Anônimo disse...

"vini, vi, viti"
Vou vencer, me aguardem.

Anônimo disse...

Parabéns ao GRUPO. Estão todos muito bem focados nas eleições. Pela 1ª vez vejo um blog para a OAB subseção Marabá com as propostas políticas do candidato.

Os advogados de Marabá agradecem!!!!

Anônimo disse...

Olha, se vocês conseguirem realizar somente cinquenta por cento das propostas, já será um grande feito.
Vou ficar torcendo.