quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A OAB está passando de emblema da luta pelas liberdades civis a símbolo do corporativismo

Professora universitária e advogada, Dra. JANAINA ALBUQUERQUE DE LIMA CUNHA (foto) entende que a Subseção de Marabá não pode viver só de memórias. Ela sabe que, pela sua composição, a chapa UNIDOS PARA MUDAR tem compromisso com a OAB:
Neste mês de novembro, precisamente no dia 16, serão realizadas as eleições da OAB, para as quais concorrem três chapas, o que no mínimo demonstra o anseio da Classe em realizar uma profunda mudança no estado atual.
É verdade que a OAB já prestou relevantes serviços para o país. Só que o tempo vem relegando esses obséquios a um passado cada vez mais remoto, e nenhuma organização pode viver só de memórias.
Foi o que se deu com a OAB. Talvez por seus méritos pretéritos, a Ordem angariou um poder que poucas outras categorias têm: indica juízes para tribunais, é legitimada para uma série de ações judiciais de grande impacto e conseguiu transformar seu estatuto em norma federal, a Lei 8.906/94.
Mas, lamentavelmente, a OAB está passando de emblema da luta pelas liberdades civis a símbolo do corporativismo. Se os advogados não se mobilizarem logo para mudar o "status quo", poderá ser tarde para resgatar a credibilidade de sua organização.
Se a OAB não é mais a mesma, talvez seja aceitável que tal se dê por falta de ações concretas, mas nunca pela omissão.
As Comissões Permanentes têm que atuar com autonomia e liberdade, o que prova a confiança mútua entre Presidente e Colegas, algo que não se vê atualmente, até mesmo porque as comissões nem funcionam atualmente.
Assim, para que a OAB não perca o seu espaço no cenário em que deveria estar incluída, é importante que seja dada oportunidade àquele que está com muita disponibilidade e promete deixar a sua marca na história da Subseção.
Para isso, espero que os colegas, perspicazes como são, utilizem o critério mais aceitável de escolha ou rejeição, que reside na análise das propostas e no firme compromisso de implementá-las.
Penso que os membros da chapa UNIDOS PARA MUDAR têm esse firme propósito e o inabalável COMPROMISSO com a Ordem, por isso os apoio.

JANAINA ALBUQUERQUE DE LIMA CUNHA

Nenhum comentário: